Alunos de São Mateus do Sul, no sul do Paraná, contrários ao movimento de invasão de escolas coordenado pela esquerda, impediram a ocupação do Colégio Estadual São Mateus na quinta-feira (20). De acordo com a direção da escola, alguns alunos ficaram sabendo da possível invasão e se mobilizaram nas redes sociais para evitar que ocorresse. Eles também procuraram professores.
Uma professora convocou o grêmio estudantil e dois líderes do movimento de invasores, que se reuniram e decidiram fazer uma assembleia na quinta-feira com todos os estudantes. A maioria foi contrária à invasão e, com isso, foi assinada uma ata, com todos os participantes da reunião, que garantia que a escola não seria invadida. Mesmo assim, 15 esquerdistas desrespeitaram a decisão e tentaram invadir o local à noite, sendo contidos pelos alunos do período noturno.
A polícia foi chamada, para evitar confronto. Depois de 40 minutos, o grupo que queria invadir o prédio desistiu. Na manhã desta sexta-feira (21), um promotor da cidade participou de um reunião com a comunidade escolar e houve acordo, registrado em ata, de que não haverá invasão.