Cansados de esperar pela solução estatal para a falta de ponto de ônibus, moradores realizaram um mutirão e construíram um abrigo com assento onde só havia uma placa do ponto do coletivo na SC-405, no bairro Rio Tavares, em Florianópolis – SC.
A parada foi retirada para a construção da terceira pista da SC-405 e não foi recolocada. Diante da omissão do estado nos últimos anos, os moradores levantaram um abrigo de madeira e telhas de amianto. Além disso, colocaram uma faixa cobrando os políticos da região.
Quem viabilizou a construção foi o aposentado Acácio Pedro Pires, 79, que é o dono do terreno onde o abrigo foi erguido. Ele não se importa em perder um pedaço do terreno pelo bem público. “Tenho filhos, netos e outros parentes que utilizam o transporte público e também ficam na chuva ou no sol. Além disso, será um bem para a comunidade”, destaca o aposentado. O material foi obtido por meio de doações.
Poucos dias depois, os funcionários da prefeitura finalmente “descobriram” o problema e tentaram retirar o abrigo. No fim, a prefeitura finalmente irá colocar um abrigo padrão no local, mas o ponto de madeira dos moradores não será inutilizado: ele será colocado no outro lado da SC-405 que também não tem assento e cobertura até a prefeitura “descobrir” que o outro lado possui o mesmo problema.