O prefeito João Doria anuncia a construção de uma passarela definitiva sobre a Avenida Washington Luís, com acesso ao Aeroporto de Congonhas. Existe por lá há quase dois anos uma estrutura metálica provisória, “inaugurada” em outubro de 2015 como um paliativo temporário. À época, a prefeitura tinha anunciado que a mesma duraria seis meses até ser substituída por uma de alvenaria. Técnicos da Secretaria de Coordenação das Subprefeitura afirmaram que a Passarela Congonhas estava comprometida.
Passarela “provisória” aberta em outubro de 2015: obras de até 5 milhões começam em abril (Foto: Marivaldo Oliveira / Estadão Conteúdo)O custo da obra, estimada entre 4,5 e 5 milhões de reais, será arcado pela iniciativa privada, sem custos aos cofres públicos. Os financiadores são os grupos Iguatemi, Praias e Accor Hotelaria — há um hotel Ibis nas imediações do local. As obras irão começar no início do mês de abril.
O projeto arquitetônico da nova passarela está a cargo de Helena Camargo, fundadora da H2C Arquitetura, e de Marco Artigas – neto do arquiteto paulistano João Batista Vilanova Artigas, expoente do modernismo brasileiro e autor da estrutura original dos anos 70.