A denúncia de que turistas causaram a morte de um filhote de golfinho após o retirarem do mar para fazer selfies gerou indignação nas redes sociais essa semana. O fato ocorreu na praia de Santa Teresita, na Argentina, no último dia 5 de fevereiro. No entanto, o turista Hernán Coria, que registrou a confusão, falou à emissora de TV Telefe que o animal já estava morto quando foi resgatado. Segundo ele, tudo ocorreu muito rapidamente e houve tentativa de socorro.
“Eles queriam tocar e agarrar o golfinho. Tudo durou cinco minutos, e ele chegou morto na costa. Levaram o animal para o mar, mas ele não voltou”, disse. No vídeo feito por ele podemos ver que o golfinho parece estar desfalecido quando foi pego, com algumas pessoas falando que o mamífero já estava morto enquanto outros defendem que ele seja retornado ao mar:
https://youtu.be/7sDvXg5TF74
Coria contou, ainda, que na ocasião o mar estava muito quente, cheio de águas-vivas e, por isso, havia muitos outros animais mortos na costa argentina. “Naquele dia você encontrava vários golfinhos mortos”, explicou. A ONG Mundo Marinho – que atendeu ao chamado dessa ocorrência – disse em um comunicado que não sabe se o golfinho estava vivo ou morto quando foi tirado da água pelos banhistas e que centenas de animais morrem todos os anos nas praias argentinas.
Com informações do Extra, Clarín, e-Farsas e Telefe