Uma nova pesquisa da Gallup mostra que o apoio dos americanos ao fim da guerra estatal à maconha tem crescido ao longo do tempo. Na primeira pesquisa sobre o assunto, feita em 1969, apenas 12% dos americanos apoiavam a legalização. Em 2000, o apoio cresceu para 31% e continuou subindo desde então, alcançando a maioria em 2013 e 60% este ano.
De acordo com a pesquisa, 67% dos democratas, 42% dos republicanos e 70% dos independentes apoiam a legalização. O maior apoio (77%) está na faixa entre 18 e 34 anos, e o menor (45%) está na faixa acima de 55 anos.
Os resultados da Gallup são semelhantes aos de uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center, onde 57% dos americanos adultos apoiam a legalização da maconha.
Atualmente, o uso recreativo e medicinal da maconha é legal em oito estados: Alaska, California, Colorado, Massachusetts, Maine, Nevada, Oregon e Washington; o Distrito de Columbia legalizou o uso, mas não a venda. No total, 23 estados permitem o uso da maconha legalmente ao menos para uso medicinal.