Uma das revistas de esquerda mais antigas no Brasil com 20 anos de existência e o slogan “a primeira à esquerda”, a revista Caros Amigos anunciou nesta quinta-feira (14) a sua última edição. O anúncio ocorreu 19 meses após o governo Temer anunciar o fim da propaganda estatal para revistas, sites e blogs ideológicos.
De acordo com o editoral publicado no seu site oficial e na edição de encerramento da revista, a Caros Amigos “não resistiu ao golpe, ao cerco ideológico do governo ilegítimo, ao aprofundamento da crise deste ultraneoliberalismo que pune a nação com vingança, ódio e descaramento institucional contra os avanços e conquistas sociais”. A revista possuía uma tiragem mensal de 30 mil exemplares e cobrava no mínimo 43 mil reais por anúncio.
Conforme noticiou o ILISP em maio de 2016, a chegada de Michel Temer ao poder fez a Caros Amigos e diversos outros sites e revistas de esquerda perderem anúncios de estatais, substituindo-os por propagandas privadas. O website da agora extinta revista será mantido, mas a tendência é que não dure muito tempo: recebe apenas 150 mil acessos por mês.