Em resposta à iniciativa do Facebook que prevê a redução do alcance de conteúdos na rede social que sejam considerados incorretos por agências de “fact-checking“, tomadas por militantes de esquerda, a página “Caneta Desesquerdizadora” lançou uma campanha de doações para criar uma empresa concorrente, a Agência Caneta.
A ideia é obter recursos mensais suficientes para criar e manter uma agência profissional e apartidária de “fact-checking” que concorra com as atuais. A nova agência será registrada na IFCN (International Fact Checking Network) e haverá uma requisição formal junto ao Facebook para que seja ela incluída como agência de checagem do conteúdo brasileiro na rede social.
Caso a campanha atinja seu objetivo, a Agência Caneta terá um alcance muito superior às agências de “fact-checking” utilizadas atualmente pelo Facebook, a “Agência Lupa” e “Aos Fatos”: a Caneta Desesquerdizadora atualmente possui mais de 600 mil seguidores no Facebook e 118 mil no Twitter, número superior à Agência Lupa (121 mil no Facebook e 75 mil no Twitter) e Aos Fatos (45 mil no Facebook e 139 mil no Twitter) somadas.
As doações para o projeto podem ser realizadas por meio deste link.