Após a eleição de Donald Trump e anúncio de redução de impostos para empresários, muitos investidores estão mais otimistas com a economia dos Estados Unidos. O cenário econômico favorável da economia norte americana seguido de uma fragilidade política do Brasil têm feito aumentar remessas brasileiras para a terra do Tio Sam. Segundo dados do Banco Central, o volume enviado por pessoas físicas no primeiro semestre desse ano atingiu US$ 408 milhões. O valor mais que triplicou em relação a um ano antes.
Ao invés da fuga de capital preocupar o governo, recentemente foi aprovada a Lei Complementar 155/2016, que regulamenta investimento-anjo e aumenta taxas em cima dos investimentos. Além disso, a GloboNews informou hoje que o governo pretende tributar fundos de investimentos exclusivos para aumentar a arrecadação do governo.
Parece que o governo Temer não aprendeu com o fracasso da gestão anterior, que conseguiu provar na prática a Teoria de Laffer: após uma série de aumento de impostos, a arrecadação cai, ao invés de subir.