Segundo o ranking da Scimago La, EUA e Inglaterra sozinhas produzem quase 30% do total de pesquisas científicas do mundo. O sucesso de ambos países na produção de conhecimento para o mundo pode ter relação com o modelo das universidades. Ao contrário de como acontece em muitos países como Brasil, a tradição liberal britânica, que influenciou também os norte americanos, estabeleceu-se um modelo que valoriza as universidades privadas. As universidades privadas britânicas e americanas lideram em quase todos os ranking das melhores universidades do mundo.
Além da grande quantidade de documentos produzidos por essas universidades, os EUA e Inglaterra também possuem uma grande quantidade de citações. Mais de 40% de todas as citações mundiais. O que mostra que as universidades de ambos países também são de qualidade.
Já a produção científica brasileira é quase insignificante para o mundo. O Brasil produz apenas 1,6% do total das pesquisas no mundo, e é citado por apenas 2,3% do total. A maior parte das pesquisas científicas brasileiras, ao contrário da Inglaterra e EUA, é feita por instituições públicas.