Causou intenso debate na Internet esta semana a propaganda da Amazon em que a cidade de São Paulo, “coberta de cinza”, é utilizada como base para a divulgação de um dos produtos da empresa. A propaganda foi respondida pelo próprio Doria poucas horas depois de ir ao ar e gerou doações de diversas empresas à cidade, incluindo Kabum, Multilaser e Saraiva.
De acordo com um post da Zeppelin Filmes em sua página oficial no Facebook (posteriormente editado para omitir o nome da agência), a filmagem do clipe foi feita para a contratante Agência VML. A informação também é confirmada pelo site oficial da produtora de vídeos.
De acordo com o site oficial da Agência VML, ela é presidida por Fernando Taralli e tem como diretores de criação Jairo Anderson e Wellington Ferreira. A agência fica localizada na Rua dos Pinheiros, 610 (10º andar), no bairro de Pinheiros, em São Paulo – SP.
O perfil de Jairo Anderson no Facebook mostra bem sua inclinação ideológica: seus posts públicos mostram que ele trata o impeachment de Dilma como “golpe” e Doria como “elite paulistana ridícula”.
Jairo Anderson não é o único da equipe que gosta do Partido dos Trabalhadores. A diretora de arte da propaganda, Yumi Shimada, também é petista.
Resta comprovado, portanto, que a ideia de fazer um ataque à gestão de João Doria na prefeitura de São Paulo usando a propaganda de um dos clientes da agência foi efetivamente uma opção político-ideológica dos responsáveis pela criação da campanha.