Em nova doação feita pela iniciativa privada à Prefeitura de São Paulo com intermediação do prefeito, João Doria (PSDB), a austríaca Glock confirmou que irá disponibilizar 800 pistolas .380, uma das melhores do mercado, para equipar a Guarda Civil Metropolitana (GCM).
A ação foi confirmada após uma reunião de Doria com o presidente da Glock Brasil, Franco Giaffone, o Diretor de Vendas Internacionais da empresa, Richard Flur, o Diretor de Vendas para a América Latina e o Caribe, Patrick Voller, além dos secretários José Roberto Oliveira (Segurança Urbana) e Julio Serson (Relações Internacionais).
A decisão desafia o monopólio da brasileira Taurus, a maior fabricante de armas da América Latina, que tem boa parte do seu faturamento atrelado ao monopólio de fornecimento de armas para as diversas instâncias do governo brasileiro. Enquanto as armas Taurus já sofreram diversas denúncias de disparos acidentais, as pistolas Glock são consideradas umas das melhores do mundo, sendo usadas pelas forças especiais de centenas de países, incluindo o exército americano.
A doação obteve apenas notas de rodapé na imprensa e não foi mencionada em vídeo na página oficial de João Doria no Facebook, como normalmente ocorre, mas foi confirmada pelo vereador Conte Lopes (PP) em discurso na Câmara dos Vereadores e incluída na listagem de doações recebidas pela Prefeitura de São Paulo.