O movimento “O Sul é o Meu País”, defensor da independência dos três estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) realizou no último sábado (06), um plebiscito popular para consultar a opinião dos eleitores da região sobre a independência.
De acordo com o site oficial do movimento, o objetivo é alcançar a “emancipação de forma pacífica e democrática, levando à construção de uma nação soberana”. Com 100% das urnas apuradas, 96,26% dos votantes foram a favor da independência da região em relação ao Brasil. Cabe salientar que a consulta teve a participação de 364 mil eleitores, o que corresponde a 1,71% do total de eleitores da região (21,2 milhões, de acordo com dados do TSE). O movimento deseja realizar um plebiscito formal nos próximos anos para consultar toda a população da região.
A autodeterminação é um direito, de origem liberal, e significa a liberdade para que os habitantes de um território (seja vila, bairro, cidade, distrito, estado ou territórios adjacentes) declarem, por meio de plebiscito livremente conduzido, o desejo se tornar independentes do estado a que pertencem atualmente e formar um novo estado ou tornar-se parte de outro estado.