A empresa privada SpaceX, criada pelo bilionário Elon Musk, conseguiu fazer algo inédito, que nenhuma empresa estatal conseguiu até então: pousar um foguete que esteve na órbita terrestre em uma plataforma marítima no Oceano Atlântico.
“Isso aumenta dramaticamente a minha confiança de que uma cidade em Marte é possível”, afirmou Musk, quando conseguiu pousar seu primeiro foguete.
Esse tipo de tecnologia além de tornar a viagem factível, pois os tripulantes têm a opção de voltar após o pouso, também tem ganhos com economia de custos. Ao reutilizar as capsulas, ganha-se em média 200 mil a 300 mil dólares, fora os eventuais reparos necessários.
Para que nós realmente possamos oferecer acesso ao espaço, temos que conseguir a reutilização completa e rápida. E ser capaz de fazer isso com o principal propulsor de foguete terá um enorme impacto no custo”, disse Musk
O Mercado já tem concorrentes
A reutilização dos foguetes já não é novidade no mercado. Outra empresa privada, a Blue Origin, que pertence ao Jeff Bezos, o fundador da Amazon, também realizou sua primeira aterrissagem em terra firme em novembro do ano passado. Esse foguete chamado Vulcan, porém, tinha ido a uma altitude menor: 100 km.