Quem acompanhou a trajeto do Lula sabe que ele foi um critico ferrenho às privatizações de estatais, apoiou os sem-terras (maior inimigo do agronegócio) e defendeu estatais como a Petrobras. Seu discurso sempre focou em críticas ao setor produtivo do país e lutou na defesas das estatais. Mas agora parece que jogo mudou.
Em um novo programa do PT, que será exibido nacionalmente em 23/02, Lula aparece com um novo discurso. Para não citar a Petrobras, antigo “orgulho nacional” que atualmente está envolvida em escândalos de corrupção e prejuízos astronômicos, Lula resolveu apelar para o sucesso do setor privado. O ex-presidente petista mencionou o setor de agronegócios, que é duramente criticado pelo PT e movimentos sociais, para mostrar que o Brasil ainda tem algo para se orgulhar. Também citou, sem mencionar o nome, o sucesso da Embraer. A antiga estatal amargava um prejuízo de R$ 321 milhões em 1997, hoje, privatizada, lucra na casa dos bilhões e se tornou a terceira maior exportadora de aviões do mundo, ultrapassando a empresa canadense Bombardier.
Resta agora saber se Lula vai defender, em um próximo vídeo, a privatização da Petrobras e demais estatais para aumentar os casos de sucesso nacional e acabar de vez com a crise de desconfiança no país.
Assista: