Em mais uma medida que mostra como o Partido dos Trabalhadores (PT) trata com escárnio a população, a Câmara dos Vereadores de São Paulo homenageou em 2012 o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, com o título de “Cidadão Paulistano”, concedido a pedido do então vereador do PT, Francisco Chagas, com a alegação de que Odebrecht praticava a “dedicação às causas sociais e dos trabalhadores, luta e sacrifício pela democracia, defesa das liberdades civis e restauração do Estado de Direito”. Ainda de acordo com o então vereador petista, em declaração feita ao site oficial do diretório do PT em São Paulo, “conceder esse título a Marcelo Odebrecht tem um significado muito grande para nós que vivemos em São Paulo, pois é uma forma de reconhecimento pelos inúmeros investimentos geradores de trabalho, renda, e tributos para nossa cidade”.
Marcelo Odebrecht é um dos principais empresários envolvidos nos desvios de dinheiro da Petrobras (“petrolão”) e outras estatais em conluio com PT, PMDB, PP e outros partidos da base de sustentação da ex-presidente Dilma Rousseff investigados pela Operação Lava Jato. O empresário também afirma que pode apresentar provas que envolvem financiamentos para 35 senadores, 13 governadores e dezenas de prefeitos de praticamente todos os partidos.
A homenagem a Marcelo Odebrecht pode ser anulada em votação da mesma Câmara, em pedido feito pelo vereador Gilberto Natalini (PV).