A “importância da candidatura” do nacionalista Ciro Gomes (PDT-CE) à presidência da República foi debatida pelo PDT junto ao Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), por meio de seu representante, Du Qinglin, e outros delegados. A informação foi divulgada pelo próprio PDT em seu site oficial.
A reunião entre os comunistas chineses e o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, ocorreu no dia 08 de julho de 2017, no Rio de Janeiro-RJ. De acordo com a nota divulgada pelo partido, o encontro foi importante para “defender a soberania e as riquezas nacionais, fundamentais para garantir a retomada do crescimento e independência do país”.
“Tudo o que for entregue pelo Temer, e atente contra a nação, será reestatizado no futuro governo do Ciro”, garantiu Dias, o qual também defendeu uma nação “justa, democrática e socialista”.
Para o representante do Partido Comunista da China, a visão anti-privatizações e a favor de mais estado do PDT é semelhante ao do PCC: “Os partidos têm semelhanças nas ideologias. Com base nos princípios de independência, estamos totalmente dispostos a fortalecer o intercâmbio, o conhecimento e a confiança”, declarou Du Qinglin.