O projeto Liberdade para Trabalhar do ILISP – Instituto Liberal de São Paulo foi selecionado como um dos 6 melhores do mundo e concorrerá ao prêmio mundial Templeton Freedom Award. Organizada pela Atlas Network, a premiação visa destacar os projetos de organizações não-governamentais que tragam contribuições excepcionais e inovadoras para a compreensão da livre iniciativa e o avanço de políticas públicas que incentivam a prosperidade, a inovação e a realização humana.
O projeto Liberdade para Trabalhar atua para avançar a adoção da Lei de Liberdade Econômica em todos os 26 estados e 5.570 municípios brasileiros. Até o presente momento, a atuação do projeto e de seus parceiros resultou em 89 cidades e 2 estados com mais liberdade para trabalhar beneficiando 25,5 milhões de brasileiros.
O projeto Liberdade para Trabalhar já venceu este ano o Latin America Liberty Award, também da Atlas Network, como melhor projeto liberal na América Latina.
Entre os cases de sucesso do projeto estão:
– A cidade de Boa Vista/RR, que adotou a lei com apoio do ILISP e posteriormente ampliou o número de atividades dispensadas para 940, se tornando a capital com mais Liberdade para Trabalhar no país e sendo premiada por esta conquista no Fórum Liberal 2023;
– A cidade de Porto Alegre / RS, onde o número de atividades de baixo risco foi ampliado de 290 para 779 com apoio do projeto;
– E o Estado do Paraná, onde a lei foi regulamentada em 14 de setembro por meio do Decreto de Baixo Risco igualmente com apoio do ILISP.
Segundo estudos realizados pelo ILISP em parceria com o Instituto Millenium, as cidades que aprovaram a Lei de Liberdade Econômica tiveram um aumento médio de 40% nos empregos com carteira assinada e 88% mais empresas abertas, mostrando o quão necessária é a adoção da lei em todos os estados e municípios do país.
O Templeton Freedom Award é realizado anualmente desde 2004 em homenagem ao grande filantropista e investidor Sir. John Templeton. Além do ILISP, concorrem ao prêmio na edição deste ano: African Students for Liberty, Bikalpa – An Alternative (Nepal), Foundation for Economic Freedom (Filipinas), FIRE (EUA) e Lithuanian Free Market Institute (Lituânia).
A premiação ocorrerá durante o Liberty Forum & Freedom Dinner 2023, a ser realizado na cidade Nova York, Estados Unidos, nos próximos dias 15 e 16 de novembro.