Em mais um exemplo de como a grande mídia é manipuladora, o programa Fantástico da Rede Globo divulgou ontem (23) uma mensagem do Twitter (“tweet”) que atacava o presidente dos EUA, Donald Trump. Só havia um problema com a mensagem: ela é falsa e foi criada pela própria Rede Globo.
A farsa foi primeiramente apontada pelos próprios usuários da rede social, os quais buscaram – sem sucesso – o tweet dentro da rede social, durante o programa. Uma análise feita pela Caneta Desesquerdizadora mostrou também que o Twitter que teria sido autor da mensagem (@Amanda) é de uma canadense que mora em Toronto, escreve em inglês e cujo último post foi no dia 1° de julho, o que mostra ser muito improvável que a autora tivesse escrito uma mensagem em português para o programa brasileiro.
Por fim, uma busca no Google pela mensagem – que as arquiva por dias, mesmo que tenham sido apagadas – não retorna a mensagem divulgada pelo programa da Rede Globo, o que apenas confirma que a mensagem foi criada pela própria produção do Fantástico.
Atualização: a proprietária do perfil @Amanda confirmou que ela não enviou a mensagem e, portanto, o texto divulgado pela Rede Globo é definitivamente falso.