Após cinco assaltantes serem mortos por cidadãos comuns que reagiram ao assalto em Manaus, o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes, disse que as vítimas de assaltos não devem reagir e que o cidadão com uma arma “ilegal” também é um criminoso.
“Essas pessoas que forem encontradas pela polícia responderão por porte ilegal de arma”, disse o secretário, que continuou: “Não é saudável que o cidadão reaja. Muita gente já morreu vítima de latrocínio ao tentar reagir”.
Um dos casos mais recentes ocorreu na última segunda-feira, quando um assaltante foi morto e outro ficou ferido após tentarem assaltar um micro-ônibus, onde um passageiro armado reagiu ao assalto.
Além do assalto ao micro-ônibus, Manaus registrou outros casos de reação a roubos nos últimos dez dias. No dia 24, um homem foi morto com um tiro após anunciar um assalto a uma padaria. Testemunhas relataram que o cidadão que reagiu percebeu a situação de fora do estabelecimento e disparou. No dia 25, dois assaltantes foram espancados até a morte após praticarem roubos e serem capturados por populares. E na última sexta-feira, 29, um assaltante foi agredido até a morte ao ser flagrado por populares.