Assustado com a repercussão que tomou a exposição do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) onde um criança interage com o corpo de um homem adulto nu e temendo um boicote, o Banco Itau – patrocinador do MAM– se pronunciou por meio de seu Twitter oficial sobre o tema.
De acordo com a conta oficial do banco na rede social, a mostra “Panorama da Arte Brasileira”, cuja abertura contou com a “performance” pedófila, “não é patrocinada pelo Itaú”. Os dados do sistema oficial do Ministério da Cultura, entretanto, desmentem o banco: tanto as empresas ligadas ao Itaú quanto seus principais sócios e dirigentes são patrocionadores do MAM e de todas as suas exposições por meio da Lei Rouanet. A informação foi divulgada pela conta da Caneta Desesquerdizadora no Twitter:
Mesmo a informação de que o MAM possui “total autonomia nas escolhas de suas atividades e conteúdo” – ou seja, sem relação com o Itaú – é inverídica. Uma das sócias do próprio Itaú, Milu Villela, é presidente do MAM de acordo com o próprio site da instituição e matéria da IstoÉ de 2011: