O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferecerá aos alunos uma análise socialista da pedagogia: a disciplina “Escola e Pedagogia Socialista”.
De acordo com a ementa, disponível no quadro de disciplinas da pós-graduação, a matéria visa estudar o “trabalho e relações sociais como base da educação e da escola” por meio da “crítica marxista ao conteúdo e a forma da escola no capitalismo”. A matéria também inclui uma análise da “experiência educacional soviética na primeira fase da revolução: trabalho, conhecimento e auto-organização”.
A professora responsável pela “pedagogia socialista” será Sandra Luciana Dalmagro. Sandra é graduada em Educação Física pela UFSC (com trabalho de conclusão sobre a “Educação Física das Crianças do Movimento Sem Terra”), mestre pela UFSC com a dissertação “a formação humana” em um assentamento do MST e doutora também pela UFSC com a tese “A Escola no Contexto de Lutas do MST“.
De acordo com números da própria UFSC, a universidade custa R$ 1,3 bilhão aos pagadores de impostos brasileiros por ano.